Viagem para África – 13 coisas que você precisa saber antes de ir

0

Planejando sua viagem para África, aqui você encontra 13 coisas que você precisa saber antes de ir. Em primeiro lugar, bem vindes, você está no lugar certo! Será um prazer trazer algumas dicas que podem te ajudar nesse planejamento.

Em primeiro lugar, vou me apresentar, me chamo Rebecca Aletheia e atualmente conheço 10 países africanos, assim como tive a oportunidade de viver em alguns deles como Moçambique, Malawi e Serra Leoa. Sendo assim, o pouco que quero compartilhar com você, aliás, o que é bom precisa ser compartilhado.

1. África não é um país

É isso mesmo que você leu, a África não é um país! O que parece óbvio, muitas às vezes não são, por esse motivo temos essa afirmação. O Continente africano é composto por 54 países, ou seja, opções de lugares e destino é o que não falta. Então já sabe, olhe no mapa e escolha um país que você considera ser mais parecido contigo.

2. Língua

Rebecca Aletheia - com mulheres no Malawi
Rebecca Aletheia – com mulheres no Malawi

No continente é possível encontrar mais de 2.094 línguas e mais de 8mil dialetos. E mais, engana-se quem imagina que os países africanos falam apenas língua própria. A maioria desses países tem sua língua oficial que é inglês, francês, português, espanhol e árabe. O país que possui um idioma próprio é a Etiópia que é a Amárica.

Dessa forma, para facilitar na sua escolha do destino sugiro alguns segundo o idioma falado, são eles:

Espanhol – Guiné Equatorial

Português – Angola, Moçambique, Cabo Verde, San Tomé e Príncipe.

Inglês – África do Sul, Botsuana, ESwatini, Gana, Libéria, Malawi, Quênia, Ruanda, Serra Leoa, Uganda, Tanzânia, Zimbábue, Zâmbia, Namíbia.

Francês – Benin, Guiné, Togo, Senegal, Mali, Níger, Costa do Marfim.

Árabe – Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Egito e Somália.

3. Visto

Se o seu maior problema é a aplicação do visto e ter que encarar toda aquela burocracia, aqui deixo duas super dica! A primeira é, nem todos os países brasileiros precisam de visto de turismo para entrar, são eles:

África do Sul, Botsuana, Cabo Verde, Ilhas Seychelles, Namíbia, Suazilândia/Eswatini, Marrocos, Senegal, Tunísia.

Alguns países o visto é conseguido imediatamente na entrada é Egito, Etiópia, Moçambique, Serra Leoa, Tanzânia.

Atente-se às restrições de cada país como caderneta internacional de vacinação COVID-19, ou febre amarela. Assim como podem exigir comprovante de hospedagem, passagem de retorno. Então já sabe, o seguro morreu de velho, como já diziam os nossos mais velhos.

4. Vacina

Como mencionado anteriormente, temos a necessidade de realizar a vacinação de algumas doenças como Febre Amarela e atualmente COVID-19. Muitos países estão exigindo 2 doses contra o COVID-19, então atente-se as regras de cada país. Assim como, faz-se necessário a vacina de Febre Amarela, algumas regiões do Brasil realizam a vacinação rotineiramente, só faz-se necessária a emissão do Certificado Internacional de Vacinação. Para mais informações acesse meu texto falando sobre passo a passo – Certificado Internacional de Vacinação, como tirar?

5. Clima

Zanzibar - Tânzania foto de arquivo pessoal de Rebecca Aletheia
Zanzibar – Tanzânia foto de arquivo pessoal de Rebecca Aletheia

Engana-se quem pensa que no continente Africano faz apenas calor todos os dias do ano. Frio é relativo, mas pensando na diversidade do Brasil em relações clima, é o mesmo que acontece no Continente africano. Algumas regiões fazem frio, como é o caso da África do Sul, ESwatini, Moçambique, Malawi, Serra Leoa. Lembre-se também que além do frio tem-se o período de chuvas que deve ser verificado, como é o caso de alguns países onde chove por 4/5 meses do ano e dependendo do mês é possível chover interruptamente

6. Safari

Quem está louco para fazer Safari realmente este continente é o melhor do mundo para essa prática. Deixo aqui a indicação de 5 lugares incríveis que se houver a possibilidade faça.

África do Sul – Kruguer Park

Quênia – Massai Mars National Reserve

Botsuana – Chobe National Park

Tanzânia – Serengeti National Park

Do mesmo modo, aproveito para indicar um vídeo no Youtube – Dicas sobre Safari – onde faço algumas considerações sobre o Safari, assim também, dicas essas desde melhor época do ano para ir, como escolher, custos…

7. Custos de uma viagem para à África?

Rebecca Aletheia - Viagem África o que você precisa saber antes de ir
Rebecca Aletheia – Viagem África o que você precisa saber antes de ir

Depende! Acredito que essa é a resposta que qualquer ser humano deseja ouvir, mas é verdade, tudo vai depender do seu estilo de viagem. Alguns países são caro para viajar, como Angola, Malawi, Djibouti.

Mas alguns podem ser barato como no caso de África do Sul, Moçambique, Serra Leoa, Egito e Marrocos. Mas lembre-se talvez a passagem de avião possa ser um pouco mais cara, mas que ira ser diluída na sua tão sonhada viagem.

8. Voluntariado

Em primeiro lugar, vale lembrar que muitas pessoas só pensam no continente Africano em miséria, ajuda e mil outros pré conceitos. Pare de pensar em África apenas no viés de que eles precisam de ajuda, isso é muito mal visto, assim como indelicado desconsiderando qualquer ação deles já construída. Se realmente quer ajudar, que tal investir financeiramente e monetariamente em organizações locais? O Brasil já fez parte e recentemente faz parte dos países do mapa da fome, sério mesmo que você ainda quer ajudar a África enquanto o seu país pessoas passam e morrem de fome?

White Savior – O termo salvador branco é uma descrição sarcástica ou crítica de uma pessoa branca que é retratada como libertadora, resgatadora ou edificante não-branca; é crítico no sentido de que descreve um padrão no qual os povos do terceiro mundo têm sua agência negada e são vistos como recipientes passivos da benevolência branca. Cammarota, Julio e Yu, Chunhua “

Infelizmente essa síndrome de Branco Salvador /White Savior precisa ser quebrada e muitos países africanos tem recusado e abominado tal pratica. Atente-se à organizações que você irá realizar esse tipo de trabalho, pois também há muitas pessoas se beneficiando com esse enaltecimento da pobreza.

9. Seguro viagem

No planejamento da sua Viagem à África, você precisa saber que muitos países africanos não exigem o seguro viagem. Por outro lado, é de extrema importância ter, motivo para não ter dor de cabeça caso aconteça alguma coisa. Mais uma vez aquela velha frase de vó, o seguro morreu de velho. Sinceramente pelo serviço público de saúde fui muito bem atendida no Malawi e na África do Sul. Deixo aqui o vídeo no Youtube quando fiquei internada, assim como um link de desconto neste seguro caso tenha interesse.

10. Festivais de Música

De antemão, todos os países da África contam com festivais musicais incríveis e muito bem organizados com infraestrutura de alto nível, ocorrem em épocas diferentes, assim como há uma movimentação enorme ao redor do mundo para estar presente e poder ouvir excelentes artistas. Deixo aqui sugestão de alguns festivais.

AfroPunk Johanesburgo – África do Sul – Acontece no final do ano

Afrochella Festival – Acra Gana – acontece todo final de ano de 27 de dezembro a 3 de janeiro

Bush fire – Eswatini – Acontece em Maio

Azgo – Moçambique – Acontece uma semana antes do Azgo

Deixo aqui um relato e um vídeo que pude produzir do festival – 9° Azgo – festival Internacional de Artes de Moçambique – Maputo 2019.

11. Maiores/Melhores do Mundo na África

Lugares incríveis no topo da lista de maiores ou melhores do mundo para se visitar em África, são eles:

Table Mountain – Localizada em Cape Town na África do Sul está entre as 7 maravilhas naturais do mundo.

Kilimanjaro –  localizada na Tanzania é a montanha mais alta do continente africano, assim como aos amantes de trekking.

Victoria Falls – Localizada na Zâmia e Zimbábue, é considerada uma das 7 maravilhas do mundo, possui 1,7km de largura.

Rebecca Aletheia - Victoria Falls - Zimbábue
Rebecca Aletheia – Victoria Falls – Zimbábue

Maior quantidade de Pirâmides no mundo – Sudão –  O país tem 255 pirâmides em seu território. Muitas pessoas pensam que o Egito por serem bem famosos, mas é o Sudão.

12. Viajar por 2/3 países na mesma viagem

Ao mesmo tempo, uma dica ouro no seu planejamento de viagem à África você precisa saber  que é possível viajar mais de 2 países da Africano na mesma viagem. Não vou estender-me nos roteiros, mas deixo aqui uma leve ideia do que é poderá fazer, são eles:

África do Sul, Moçambique, Reino de Eswatini

Rebecca Aletheia mercado municipal - Maputo Moçambique
Rebecca Aletheia mercado municipal – Maputo Moçambique

Uma viagem por Joanesburgo, Kruger Park, Maputo, Mebabane e Lombaba; é um roteiro possível e magnífico.  Vivenciar as diferenças e similaridades perceptíveis pelas roupas tradicionais e línguas locais entre esses países traz a possibilidade de ver a migração dos povos zulu.

Essa viagem é possível via agências de turismo assim como de forma independente de ônibus, autocarro ou vans.

África do Sul e Namíbia

Um roteiro ao mesmo tempo, bem realizado nos últimos anos por carro saindo de Cape Town sendo possível visitar boa parte da Namíbia, ou seja, uma viagem pelo deserto africano regado de muita cultura e um país não muito explorado pelos turistas. É possível encontrar agências de viagem fazem esse passeio.

África do Sul e Lesoto

Joanesburgo, Pretoria e Lesoto — Um roteiro pouco realizado pelos viajantes, mas é possível ir para Lesoto e uma rota frequentemente realizada de carro pelos suis africanos.

Zimbabué, Botsuana e Zâmbia

Na região das Cataratas Vitórias é possível visitar os 3 países, pois são muito próximos, Zâmbia e Zimbabué dá para cruzar a fronteira caminhando, contemplando e sentindo toda a atmosfera da Victória Falls.

Guiné Conacri e Serra Leoa

Ao mesmo tempo, pela África Ocidental, também é possível fazer rota de carro por cerca de 6 horas. Assim como, cruzar a fronteira e ir chegar nas capitais dos países.

13. Meios de Transporte

A locomoção no continente é possível através de ônibus, trem, avião, mas vale lembrar da importância de ter consciência da rota, pois nem todo percurso terrestre é possível por conta da estrada e questões de segurança dependendo da região. Então uma super dica é, pesquise! Se informe, para não cair em cilada.

Viagem à África tudo o que você precisa saber

E aí, partiu África? Espero que essas dicas para a sua viagem à África, possam ter te ajudado no que você precisa saber, assim como te inspirado a imergir nesse continente. Por hora é só, espero que este texto possa ter te inspirado à viajar ao continente africano, o lugar é realmente lindo e vale cada minuto por lá. Quantas vezes preciso for, voltarei a este continente.

Caso queira mais dicas, fique à vontade em me contactar pelas redes sociais – Rebecca Aletheia, assim como, deixar comentários por aqui. Será um prazer poder responder!

Por fim, deixo aqui um link com episódios do Podcasts Bitonga Travel de destinos africanos para que você possa planejar sua viagem pelo continente Africano – Viaje pela África, episódio de Podcast com dicas pela África.

Rebecca Aletheia, uma mulher negra, cidadã do mundo, rompendo fronteiras internas e externas, ocupando todos os lugares do mundo assim como fazendo deles a sua casa. Amante de histórias reais e das coisas simples da vida tem a facilidade em apimentar com muitas aventuras, assim como conectar vidas, pessoas e espaços, tem como lema de vida a Sankofa “voltar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.