Brasília: A charmosa Igreja Nossa Senhora de Fátima

2

Hoje o assunto é sobre a Igreja Nossa Senhora de Fátima. Na ideia de se fazer uma Superquadra que seria modelo para as outras áreas residenciais em Brasília, o projeto de Lúcio Costa trouxe para a Capital do País uma nova proposta de moradia. Uma em que dentro da área residencial os moradores pudessem ter toda a infraestrutura para atender suas necessidades básicas, sem a necessidade de deslocamento para outros setores.

Esse lugar, chamado de Unidade de Vizinhança, seria composto por uma área de lazer e entretenimento (cinema, teatro, praças e jardins), uma escola pública de ensino médio ou fundamental, um comércio local (farmácia, mercado, etc.), um posto de saúde, uma biblioteca e um templo espiritual (independente da religião). Esse modelo padrão foi chamado de Superquadra e pode ser visitado na 308 sul, quadra tombada pelo Iphan.

Na 307/308 Sul também fica a famosa igrejinha com azulejos da pomba do divino Espírito Santo, um dos símbolos de Brasília.

Igreja Nossa Senhora de Fatima1

Igreja Nossa Senhora de Fátima

O templo que ocupa o espaço destinado à religião é a charmosa Igreja Nossa Senhora de Fátima, conhecida como “igrejinha”. Projetada por Oscar Niemeyer, a pedido da primeira-dama brasileira Sarah Kubitschek para cumprir uma promessa feita para curar sua filha. Construída em 100 dias, foi inaugurada em 1958, sendo a primeira capela de alvenaria de Brasília.

A pequena proporção da igreja e o formado arquitetônico inspirado nos chapéus da congregação das Irmãs Vicenta Maria, potencializa a delicadeza do lugar, que tem em sua faixada azulejos de Athos Bulcão (1918-2008). É um dos mais famosos trabalhos de Athos na cidade, onde a pomba de ponta-cabeça representa o Espírito Santo e a Estrela (a estrela de Belém). Vale a pena visitá-la e aproveitar para conhecer a quadra, que é repleta de elementos da arquitetura moderna de Brasília.

Igreja Nossa Senhora de Fatima

Igreja Nossa Senhora de Fatima3

Igreja Nossa Senhora de Fatima4

Igreja Nossa Senhora de Fatima5

Funcionamento: Diariamente para visitação, das 8h às 12h e das 13h às 19h.
Missas: De Terça a Sábado – 6h30 e 18h30. Aos Domingos às 7h, 9h, 11h, 18h e 19h30.

Brasiliense, turismóloga, blogueira, mulher medicina, admiradora das brincadeiras populares e dos simbolismos étnicos. Sol e lua em sagitário, adora banana, cachoeiras, rios e mar. Não viaja sem seus óleos essenciais, não recusa um convite para dançar e acredita que o abraço cura.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.