O Rio Quente Resorts é um destino turístico localizado no estado do Goiás, que é a combinação perfeita para quem busca contato com a natureza, águas termais cristalinas e atividades de lazer para toda a família.
Situado na cidade de Rio Quente, vizinha de Caldas Novas, está localizado a aproximadamente 170 km de Goiânia e 331 km de Brasília. O aeroporto mais próximo é o de Goiânia, mas em Brasília você encontrará mais opções de voos diretos e preços de passagem mais acessíveis. A partir dessas cidades, pode optar por alugar um carro ou utilizar os serviços de transporte disponíveis para chegar ao resort.
Início do Rio Quente Resorts até os dias de hoje
A pousada Rio Quente começou bem modesta e teve seu início em 1964 na região de Rio Quente, Goiás. Naquela época, a pousada oferecia acomodações simples, com apenas 20 quartos e algumas piscinas interligadas.
Esse complexo de piscinas termais interligadas, cascatas e fontes naturais rapidamente se tornou uma das principais atrações da região, oferecendo aos hóspedes uma experiência única de relaxamento em águas termais.
Ao longo dos anos, a região foi se tornando popular e a demanda por acomodações cresceram. Foi a partir daí, que a pousada passou por expansões e melhorias, evoluindo para o que é agora conhecido como o Rio Quente Resorts, tornando-se um destino turístico renomado, conhecido mundialmente.
Atualmente, dentro do Rio Quente Resorts existem 6 opções de hospedagem, com mais de 1.000 apartamentos, com diferentes tipos de acomodações, para os hóspedes escolherem de acordo com suas preferências e orçamento.
- Em 1997 foi inaugurado o Hot Park e 2008 foi a Praia do Cerrado.
Parque das Fontes: piscinas de águas termais
A principal atração do Rio Quente Resorts são as piscinas de águas termais, que fluem abundantemente por uma área com 8 piscinas interligadas, que permanecem abertas 24 horas por dia.
A água que abastece as piscianas brotam de 25 nascentes principais, que nascem dentro da propriedade: 18 delas nascem nas piscinas e 7 nascem em um bosque que cerca a área das piscinas. A temperatura média da água é de 37,5°C e são ricas em minerais, conhecidas por seus benefícios terapêuticos, relaxamento muscular e alívio do estresse.
Uma curiosidade é que a vazão faz com que toda a água do Rio Quente seja renovada a cada 20 minutos.
Por que as águas são quentes?
Por muito tempo, acreditou-se que a temperatura alta da água era consequência de uma região de solo vulcânico. “Mas, na verdade, as águas esquentam por causa de um fenômeno natural chamado geotermia. Isso significa que as águas da chuva penetram o solo com muita profundidade e são aquecidas devido o calor das rochas presentes no centro da terra. Quanto mais fundo ela vai, mais quente vai ficando, até que a pressão se torna intensa e volta para a superfície, criando as fontes de águas quentes.”
Hot Park: diversão para toda família
O Hot Park é uma das principais atrações do complexo do Rio Quente Resorts e é considerado um dos maiores parques aquáticos da América do Sul. Com inúmeras atrações, das mais tranquilas até as mais radicais, é uma ótima opção para a família. Para os amantes de aventura, o parque também oferece atividades como tirolesa e mergulho.
Ele é único parque aquático do mundo a ser abastecido apenas com as águas naturalmente quentes e foi o único parque aquático brasileiro a aparecer na lista Top 10 do Tripadvisor Travelers’ Choice 2022.
Com 55 mil m², o parque contempla mais de 15 atrações para todos os gostos e todas as idades. Para quem curte aventura em meio à natureza é possível fazer atividades radicais como AeroBike, Girolesa e a Mega Tirolesa.
Se você prefere passeios mais tranquilos, a sugestão é o Passeio de Caiaque, a Praia do Cerrado, o Lazy River ou fazer um mergulho no Lago de Águas Quentes, onde irá nadar ao lado de espécies de peixes, que podem chegar a dois metros de comprimento, e ainda ter uma vista única da flora aquática da região.
É possível conhecer o Hot Park, sem estar hospedado no Rio Quente Resorts. Contudo, se fizer a sua reserva em qualquer um dos hotéis do complexo, a entrada no Hot Park é ilimitada.
Praia do Cerrado
A Praia do Cerrado é uma das principais atrações do Hot Park, sendo a maior praia artificial com águas naturalmente quentes do mundo, uma atração imperdível para quem visita o parque. A praia tem areia, uma orla cheia de coqueiros e água cristalina. Ao todo são 2 piscinas com 9 tipos de ondas diferentes.
Atividades ao Ar Livre
Além das opções aquáticas, o Rio Quente Resorts também oferece uma ampla gama de atividades ao ar livre para os amantes da natureza. Os visitantes podem explorar trilhas ecológicas, fazer passeios de bicicleta, praticar esportes como tênis, vôlei, beach tennis e futebol.
Gastronomia
O resort possui uma variedade de restaurantes que oferecem uma experiência gastronômica diversificada. Os hóspedes podem desfrutar pratos da culinária típica brasileira até culinária internacional. Há também bares com inúmeros tipos de bebidas e lanchonetes para lanches rápidos.
Todos os restaurantes do Rio Quente funcionam das 7h30 às 22h e oferecem café da manhã, almoço e jantar.
- SUSTENTABILIDADE: 85% das folhagens consumidos nos restaurantes do Rio Quente são plantados e colhidos em uma horta própria, sem uso de agrotóxicos e pesticidas. São cerca de 6 mil m² cultivados com hortaliças.
Sustentabilidade
O Rio Quente Resorts é considerado a empresa hoteleira mais sustentável do Brasil. Além de ações socioambientais, como a redução de gases poluentes, a criação da estação de tratamento de esgoto e compostagem próprias, trabalham na recuperação de várias áreas de preservação permanentes.
Desde 2012, foram recuperados mais de 9,63 hectares de área e monitoram 243 hectares de áreas remanescentes, com ações conjuntas à prefeitura de Caldas Novas e do município do Rio Quente. Em colaboração com o IBAMA, também recebem aves que sofreram maus tratos e ajudam na recuperação de aves silvestres na região.
Algumas das iniciativas de sustentabilidade incluem:
1. REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA
Um dos processos de reaproveitamento consiste em captar a água no deságue das piscinas do Parque das Fontes, na qual recebem desinfecção de acordo com o padrão de potabilidade e então, são utilizadas para uso na irrigação dos jardins nos parques e hotéis.
2. ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES
No resort existe a Estação de Tratamento de Efluentes (E.T.E), que faz com que a água utilizada no complexo não seja desperdiçada. Esse sistema tem capacidade para tratar 1.800 m³ de esgoto por dia, com eficiência de 85,5% de remoção da carga orgânica, minimizando o impacto negativo e protegendo os mananciais. O local possui dois biodigestores que captam o biogás para geração de energia consumida na própria estação.
3. RESÍDUO ALIMENTAR VIRA ADUBO
Com um sistema de composteira desde 2012, utilizam o adubo de volta no paisagismo e na horta. Em média são gerados 3 toneladas de resíduos alimentar por dia, que viram adubo.
4. USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Investimentos em fontes de energia renovável, como a solar, ajudam a reduzir a pegada de carbono do resort. Para isso, o resort conta com 3.200 placas de energia solar, gerando 1.8Mw de energia.
5. CLORO DO HOT PARK COM PRODUÇÃO LOCAL
A água destinada à balneabilidade do Hot Park e à potabilidade de todo o complexo é tratada com cloro produzido localmente, à base de água, sal e energia. No ano de 2022, foram produzidas 8 toneladas, em um processo denominado “Geclor”. Este é um processo inovador, utilizado desde 2017 no resort – exceto no Parque das Fontes, onde as águas são naturais.
O Rio Quente Resorts é um destino que oferece contato com a natureza, diversão e comodidade. Algo que me chamou atenção foi o compromisso com a conservação ambiental, mesmo sendo um complexo tão grande, que atende um turismo de massa.
Quando ir?
Em relação ao clima, você pode curtir o Rio Quente Resorts durante todo ano, mesmo em época de chuva ou no inverno, onde a sensação térmica das piscinas termais são ainda mais agradáveis.
- Inverno (junho a setembro): Estação seca na região, com temperaturas mais amenas e baixíssima probabilidade de chuvas.
- Primavera (setembro a dezembro): A probabilidade de chuvas começa a aumentar.
- Verão (dezembro a março): Estação mais quente e úmida na região. No entanto, esteja preparado para chuvas frequentes, já que é a estação chuvosa.
- Outono (março a junho): A umidade começa a diminuir, tornando o clima mais agradável para atividades ao ar livre e as chuvas são menos frequente.
Outro fator importante para escolher a melhor época, é tentar planejar sua viagem na baixa temporada, já que durante os períodos de férias escolares ou feriados, o resort pode está com sua ocupação máxima.
Para saber mais, acesse: rioquente.com.br