Afroturismo – Conheça 6 roteiros organizados por mulheres negras!

0

Com muito prazer irei apresentar 6 roteiros incríveis de afroturismo realizado por mulheres negras no Brasil. Aperte o sinto e vamos…

Em celebração ao Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha – 25 de julho – quero apresentar 6 roteiros que são comandados por mulheres negras que são imperdíveis e devem ser realizado no mínimo uma vez na vida.

25 de Julho – Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha

Em primeiro lugar, gostaria de falar um pouco sobre a importância dessa data e qual o motivo da sua celebração.

No dia 25 de julho celebra-se o dia da Mulher Negra Latina Americana e Carinhenha que surgiu no ano de 1992 com o intuito de dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de raça, gênero e a exploração. Assim como, na mesma data se homenageia no Brasil Tereza Benguela, símbolo de luta e resistência da comunidade negra e indígena no Brasil.

O que é Afroturismo?

Antes de mais nada, precisamos falar que Afroturismo, ou turismo afrocentrado, é a valorização do turismo cultural através de patrimônio cultural e/ou imaterial de um determinado grupo étnico, neste caso a população negra.

Para ouvir sobre esse tema, o coletivo de mulheres negras viajantes Bitonga Travel convidou Tânia Neves, do Coletivo pelo Afroturismo, para um episódio de podcast sobre o tema. Bem como, isponível em todas as plataformas digitais.

Conhecido anteriormente como turismo étnico à partir de 2018 utilizamos o termo “Afroturismo”. Que nada mais é que englobar não só as Experiências Afrocentradas. Assim como também destacar a presença dos profissionais negros que comandam Agências de Viagens, Comunidades Quilombolas e Periféricas majoritariamente negras construindo roteiros, além de profissionais de Transporte e Guias Negros atuando na área.

Mulheres Negras no turismo

Muitas mulheres negras atuam no setor turismo, como empreendedoras, empresárias, guias de turismo … E não é à toa que recentemente 3 mulheres negras foram eleitas como a mais poderosas do Turismo no Brasil pela PANROTAS, são elas: Solange Barbosa, Bia Moretti e Tania Neres.

Leia mais sobre – Mulheres negras mais poderosas do Turismo Panrotas 2022.

Roteiros incríveis de afroturismo realizado por mulheres negras

Vamos para o assunto mais esperado desse post, que é sobre os roteiros incríveis de afortuismo realizado por mulheres negras.

Jalapão – TO – Rota Nativa

Afroturismo no Jalapão - Foto arquivo pessoal de Rebecca Aletheia
Afroturismo no Jalapão – Foto arquivo pessoal de Rebecca Aletheia

Já pensou imergir em um turismo de base comunitária em uma comunidade Quilombola, neste caso no Quilombo Mumbuca. Além de imergir na experiência todo mês de setembro tem a festa da colheita, onde fazem a colheita de Capim dourado. Uma celebração imperdível que vale cada minuto dessa experiência.

O quilombo Mumbuca está localizado em Mateiros – Jalapão – TO/Brasil e tem como responsável por este lindo passeio pela Rota Nativa comandado pela Illana, vale à pena. Aliás, convidamos você para imergir na festa da colheita que acontece em setembro – VENHA VIVER TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NO JALAPÃO TOCANTINS.

Quilombo dos Palmares – Alagoas – Dandara

Afroturismo Memorial Quilombo Palmares com Dandara
Afroturismo Memorial Quilombo Palmares com Dandara

Realizar turismo no Parque Memorial Quilombo dos Palmares juntamente com a guia de turismo Dandara –Visita Quilombo dos Palmares é obrigatório e fundamental! A sua expertise de Dandara do território regado de muito conhecimento, ancestralidade e vivência fazem desse tour mais que especial.

Assim como a importância de conhecer subir a Serra da Barriga, compreender a história de uma maneira única e muito além de Zumbi. Deixo aqui o filme Quilombo de 1984 como indicação de obrigatoriedade para compreender a história mais à fundo.

Assim como, esse roteiro faz com que o visitante possa imergir na história de Ganga Zumba, Akotirene dentre outras e personalidades negras que fizeram e fazem parte da nossa história como Abdias Nascimento dentre outros.

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, fica no estado de Alagoas, à 80km de Maceió. Deixo aqui um vídeo no Youtube da visita que realizei ao Memorial.

Pequena África – RJ – Conectando Territórios

Largo da Prainha Rio de Janeiro - Afroturismo
Largo da Prainha Rio de Janeiro – Afroturismo

Na cidade do Rio de Janeiro é possível encontrar a Pequena África. Assim como, é possível realizar esse tour que conta mais sobre este lar histórico da comunidade afro-brasileira. Recentemente falamos sobre o samba na cidade do Rio de Janeiro e contamos minimamente sobre a pequena África e a Pedra do Sal. Porém, se você não leu, corre aqui e leia – Samba – 8 rodas para curtir no Rio de Janeiro!  No tour da pequena África é possível passar pelo vestígios arqueológicos no Cais do Valongo, ou seja, vestígios que marcam o local onde se encontrava o mais ativo mercado de escravos do Rio de Janeiro. Durante sua operação entre 1774 e 1831, um número estimado de 500.000 a 700.000 africanos escravizados e capturados forçadamente à atravessar o oceano Atlântico e desembarcar no Cais do Valongo.

Infelizmente foi o maior porto do Brasil de recebimento de pessoas pretas escravizadas de África, você consegue imaginar isso?

Indicamos a empresa Conectando Territórios, com os tours realizado pela Thaís Rosa, que tem uma vasta experiência no destino.

Tour Heroínas Negras – SP

Afroturismo - Caminhada heroinas negras São Paulo - foto arquivo pessoal de Rebecca Aletheia
Afroturismo – Caminhada heroinas negras São Paulo – foto arquivo pessoal de Rebecca Aletheia

Realizado pelo centro da cidade de São Paulo o tour heroínas negras conta a história de mulheres negras que fizeram e fazem parte do Brasil e da capital paulista.

O Guia Negro promove esse tour juntamente com a guia e idealizadora Débora Pinheiros desse roteiro.

Caminhada Boipeba Roots – Boipeba – BA – Quase Nativa

Ilha de Boipeba - Foto de arquivo pessoal de Rebecca Aletheia
Ilha de Boipeba – Foto de arquivo pessoal de Rebecca Aletheia

Quem conhece Boipeba sabe que esse lugar tem encanto, tem magia e é lindo de imergir nessa vivência, e nada mais justo que com locais, ou seja, uma imersão junto com a comunidade.

A caminhada é idealizada pela Manoela Ramos – Escritora viajante – que trás a imersão nessa vivência contagiando os viajantes interagirem com a comunidade, assim como a divisão de renda entre os locais. Dessa forma bem descontraida, o tour Tour também é realizado em parceria com o Guia Negro.

Caminhada Ancestral Maria Firmina dos Reis – São Luís – MA – Da cor ao Caso

Por fim e não menos importante no nosso giro pelo Brasil, não podemos deixar de fora São Luís do Maranhão com o a caminhada Ancestral Maria Firmina dos Reis –Da cor ao Caso . A escritora considerada primeira romancista preta do Brasil tem muito a ser conhecida pelos viajantes.

Esse tour é passagem obrigatória, assim como é possível fazer este tour na modalidade on-line, e está disponível através do link . Dessa forma também indicamos essa caminhada que é realizada pelo Guia Negro, consulte a agenda do mês.

E aí gostou de conhecer esses 6 roteiros de afroturismo dirigidos por mulheres negras no Brasil? Conte pra gente e indique mais para que possamos proporcionar muitas outras possibilidades para mais viajantes. Assim como, promover e fomentar o Black Money!

Até Breve, um beijo enorme – Rebecca Aletheia!

Rebecca Aletheia, uma mulher negra, cidadã do mundo, rompendo fronteiras internas e externas, ocupando todos os lugares do mundo assim como fazendo deles a sua casa. Amante de histórias reais e das coisas simples da vida tem a facilidade em apimentar com muitas aventuras, assim como conectar vidas, pessoas e espaços, tem como lema de vida a Sankofa “voltar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro".

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.