Hospedagem em casa na árvore na Chapada dos Veadeiros

0

Mariri Jungle Lodge, um refúgio na árvore 

Mariri Jungle Lodge é um refúgio, próximo a Alto Paraíso de Goiás, longe de todas as preocupações e agitação da cidade. É um lugar para quem busca desconectar, longe da “civilização”, da cidade grande, do barulho dos carros, do corre-corre, da falta de tempo, da falta de conexão – com outras pessoas, com a natureza e, principalmente, com você mesmo.

Antes de começarmos a detalhar o que há de tão especial por lá, é preciso esclarecer que Mariri é, acima de tudo, é como um lar, um lugar de acolhimento e nutrição.

É também a casa de Marianne que, depois de viver muitos anos no exterior, resolveu voltar para o Brasil e construir um lugar de paz e reconexão, bem no meio do cerrado, com flora e fauna abundantes, piscina de água natural e cristalina, quartos construídos em cima das árvores, espaços para ioga e meditação… e a possibilidade de vivenciar e oferecer experiências únicas.

Foto: Cícero Bezerra

Mariri Jungle é muito charmoso e foi todo construído com respeito máximo ao meio ambiente, com materiais naturais, técnicas de reciclagem e de bioconstrução, objetos garimpados em viagens pelo mundo decoram as acomodações. Há ainda uma biblioteca recheada de bons livros.

Mariri oferece experiências únicas, como de dormir em uma casa da árvore em cima de um jequitibá ou em uma torre com vista de 360 graus. Assim como olhar para as estrelas no céu limpo, sentir o cheiro de “terra molhada” quando a chuva cai, aprender sobre permacultura, compostagem, cultivo de alimentos orgânicos, receber a visita de macaquinhos…

Casa a árvore Araras

Os quartos do Mariri Jungle

Uma das experiências mais desejadas por quem procura se hospedar no Mariri é a de dormir em uma “casa” na árvore. São duas: KuraKura e Araras. As construções foram feitas com todo cuidado, preservando as árvores e a natureza exuberante ao redor delas.

KuraKura

A KuraKura está a 10 metros do solo e para chegar ao alto é preciso subir por uma estilosa escada de madeira, que pode dar um medinho para quem tem medo de altura, pois ela é bem estreita. Na KuraKura, o hóspede dorme em um colchão de casal no chão, mas também pode deitar na rede que fica à disposição. Essa é uma casinha da árvore mais intimista, totalmente aberta, sem janelas, que traz uma recompensa: não raramente, macaquinhos e pássaros aparecem para fazer companhia aos visitantes. Nela, a sensação de estar na copa das árvores é bem maior.

Araras

Essa casa na árvore está a 25 metros do solo e o acesso é feito por meio de uma ponte suspensa. No Araras tem um colchão com cama de casal, uma mini cozinha com pia e um banheiro seco, sem chuveiro. É indicado para duas pessoas, mas também é possível colocar um colchão extra. Na parte de fora tem uma varanda super agradável com rede e com uma vista para o vale, com um pôr do sol inesquecível!

O que você precisa saber sobre as casas na árvore no Mariri Jungle

  • Tanto no KuraKura e o Araras não tem encanamento, por isso, para uso da pia é com um galão de água. Além disso, não tem chuveiro e o banheiro é seco.
  • Os banheiros molhados, são com um sistema de evapotranspiração sustentável e os chuveiros estão um pouco afastados. Para chegar até eles é preciso fazer uma pequena trilha.
  • Não pega Wi-fi nas casas da árvore.
  • No check-out você é responsável em levar o balde de serragem do banheiro com seus dejetos para o local de compostagem de dejetos. Demora uns 6 meses para virar adubo.
Sauna seca Finlandesa

Bamboo Chalet

Para quem tem algum tipo de dificuldade de locomoção ou não gosta muito de altura, uma das opções é o Bamboo Chalet – e sua vista incrível para a floresta e as montanhas. Ele dá a sensação de estar em uma casa da árvore, porém está mais próxima do chão.

Como o nome já sugere, o chalé foi construído com um bambu gigante. A cama super kingsize acomoda bem um casal, mas há espaço também para mais duas pessoas. O banheiro dentro do quarto é seco, mas aqui, os chuveiros quentes estão pertinho, no jardim.

The Tower

“A torre” é uma espécie de grande sala, aberta, com vista de 360 graus de tirar o fôlego. A cama é king size e há espaço para colocar colchões extras –  para quem quiser compartilhar a alegria de ver araras e macacos com amigos, filhos e familiares. O banheiro é seco – e o chuveiro está disponível na casa principal, que é bem perto. A torre também toda aberta, sem paredes, mas em volta da cama tem uma tela de proteção, como um mosquiteiro.

Casa Luna

É a opção mais indicada para quem quer ficar no Mariri Jungle Lodge mas busca um pouco mais de privacidade em relação aos desconhecidos. A Casa Luna é uma casa privada, ideal para quem viaja com a família ou em grupo de amigos. Tem um colchão de casal e três para solteiros, além de banheiro completo, privativo, e uma sala adjacente.

Outras opções de hospedagem no Mariri Jungle

  • Iris Kabin: uma cabana rústica no meio da floresta, com telhado transparente. Quarto para casal. Nessa cabana não tem banheiro, mas está a poucos passos do chuveiro e banheiros compartilhados.
  • Kobra e Kolibri: são opções mais econômicas, em cabanas rústicas de madeira. Aqui também não tem banheiro, mas está a poucos passos do chuveiro e banheiros compartilhados.

Banheiros: seco e molhado

Se você não tem costume ou não se sente confortável em usar um banheiro seco, não se preocupe, existem opções de banheiros convencionais.

Você sabe o que é um banheiro seco? É um sanitário que usa o método de compostagem das fezes, contribuindo para a economia de água potável e energia elétrica, o enriquecimento do solo, entre outras vantagens. A pessoa faz suas necessidades em um recipiente impermeável, depois os dejetos passam por um processo de decomposição e acabam virando adubo. Esteja ciente de que os visitantes do Mariri Jungle Lodge são responsáveis pela manutenção do próprio quarto, incluindo o banheiro seco.

Imersão Mariri Jungle Lodge

O clima é tropical e as temperaturas variam entre 7° C (no inverno) e 28° C (no verão). A temporada de chuvas tropicais vai de novembro a fevereiro.

Estejam preparados para uma experiência de imersão. Como o nome já sugere, Mariri Jungle Lodge é um espaço exclusivo, isolado, que proporciona uma profunda conexão com a natureza.

O Mariri é belíssimo e a experiência de estar tão intimamente em contato com a natureza é inesquecível, mas é preciso analisar bem quais são as suas expectativas, costumes e necessidades. Um exemplo: os responsáveis explicam no site do Mariri que há cães (grandes) e gatos na propriedade, por isso é preciso estar atento às alergias, medos e restrições.

Se você procura uma experiência marcada pelo luxo, por comodidades ou conforto extremo, o Mariri também não é o local mais indicado. Você pode preparar a sua própria comida, se estiver na casa da árvore, é preciso fazer uma pequena trilha para chegar o banheiro e não tem serviço de quarto.

Não é preciso levar ou comprar água. Um dos orgulhos da equipe Mariri é a água, purinha, que vem diretamente do topo da montanha!

A internet é gratuita, mas você está no meio da mata! A conexão está restrita a algumas áreas da residência, como a sala de reuniões, e pode oscilar. Ou seja, apesar da qualidade, nem sempre funciona (o que pode ser uma benção, acredite!). Oscilações de energia também não são raras.

É preciso assinar termos de responsabilidade, já que há algumas acomodações estão nas alturas e você estará vivendo na selva. Turistas estrangeiros devem ter um seguro médico internacional e um seguro contra terceiros.

  • As diárias não incluem alimentação, são cobradas à parte e são todas vegetarianas.

Como chegar

Mariri fica relativamente perto de Alto Paraíso, aproximadamente uns 15 quilômetros, meia horinha de carro, mas não há transporte público. As estradas são de terra, pouco sinalizadas e demandam atenção especial, principalmente nas épocas de chuva. É preciso fazer o percurso de carro (próprio, alugado ou táxi) ou moto. O local não é o mais indicado para quem pretende fazer “bate-volta” ou passeios diários para fora da propriedade, recomendo no mínimo 2 diárias.

Vivências e retiros

O espaço também pode ser reservado para realização de retiros e workshops. Com a proposta de oferecer um ambiente de cuidado, cura e inspiração, Mariri tem uma atmosfera que convida o despertar! As vivências são das mais diversas: desde terapias, artes e permacultura.

O que levar

  • Protetor solar e repelente de insetos são importantes, de preferência biodegradáveis/ naturais para não poluir o córrego e a piscina natural.
  • Se for visitar as cachoeiras da região (a mais próxima fica a 20 km), leve roupa de banho e calçados e vestimentas adequados para trilhas. Na área do Mariri há uma piscina natural e também sauna seca finlandesa maravilhosa!
  • Caso não deseje incluir as alimentações no seu pacote, leve os alimentos para todo o período de estadia. Os alimentos que você escolher levar não podem ter origem animal e não é permitido sequer guardá-los na geladeira compartilhada. Não tem restaurantes próximos.
  • Se precisa estar conectado à internet, leve seu próprio laptop ou dispositivo sem fio.
  • Leve dinheiro em espécie. Os poucos bancos da região estão em Alto Paraíso e não trocam moeda estrangeira. O Mariri Jungle Lodge não aceita pagamento em cartões de crédito ou débito. Reservas são feitas por email, via transferência, antes da estadia, e/ou dinheiro na chegada.

Esteja preparado para sair da sua zona de conforto e entregue-se à possibilidade de vivenciar uma experiência única, de ligação intensa com a natureza, marcada pela simplicidade, pelo respeito por todas as formas de vida, e a busca pela conexão. O luxo, no Mariri, é a comunhão, o pertencer.

Brasiliense, turismóloga, blogueira, mulher medicina, admiradora das brincadeiras populares e dos simbolismos étnicos. Sol e lua em sagitário, adora banana, cachoeiras, rios e mar. Não viaja sem seus óleos essenciais, não recusa um convite para dançar e acredita que o abraço cura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.