San Agustín: a rica região de sitíos arqueológicos na Colômbia

6

Em um dos 37 municípios do departamento de Huila encontra-se a pequena cidade de San Agustín. , uma região maravilhosa com sítios arqueológicos na Colômbia.

Ela guarda um legado da era pré-colombiana formando o maior complexo de vestígios arqueológicos esculpidos em pedra vulcânica. Montículos, totens com representações humanas e zoomórficas, tumbas, templos, sarcófagos fazem parte dessa rica região.

Sítios arqueológicos na Colômbia

Sitíos arqueológicos na Colômbia

Como grande parte das várias civilizações que passaram pela Colômbia, pouco se sabe sobre os antigos moradores da região de San Agustin. Ao visitar o pequeno povoado prepare-se para conhecer muitos sítios arqueológicos com figuras, ainda não interpretadas, de até 7 metros de altura com formas antropomórficas. Ou seja, algumas se parecem com seres humanos, outras com animais e seres mitológicos.

Atualmente, grande parte dos monumentos e estátuas encontram-se protegidos dentro do Parque Arqueológico de San Agustín que foi reconhecido pela UNESCO em 1995 como Patrimônio Cultural da Humanidade. O segundo mais importante em monumentos está em Alto de los Ídolos. É possível comprar um bilhete turístico que permite o acesso aos dois parques. Além dos principais parques, pode-se visitar outros sítios arqueológicos dentro e fora do município de San Agustín. O vizinho San José de Isnos também está cheio de estátuas com suas histórias e mistérios.

Estudos realizados reconheceram mais de 3 mil sítios arqueológicos na região — entre San Agustín e San José de Isnos. No entanto, a maioria está dentro de propriedades particulares e em alguns desses locais não é permitido acesso.

Entendo as estátuas de San Agustín

As estátuas fazem parte do conjunto funerário, que foi encontrado ao redor de pequenos morros (chamados de montículos), aonde eram depositados os corpos, em um sarcófago de pedra. Alguns desses totens foram enterrados dentro dos montículos como oferenda e outros do lado de fora. Apesar da variação nos desenhos de cada um, observa-se um padrão que se repete com frequência, que consiste em uma estátua grande acompanhada de outras menores.

O significado das imagens ainda é desconhecido. Porém, aceita-se que esses totens expressavam uma forte associação entre aspectos religiosos de cada pessoa enterrado nas tumbas.

Outros pontos de interesse:

  • El Purutal-La Pelota
  • Uyumbe
  • El Tabor
  • Quebradillas
  • El Jabón
  • El Tablón
  • La Chaquira
  • Altos de las Piedras

Para se aprofundar no tema recomendo baixar o guia de visitação online do Parque Arqueológico Nacional de San Agustín: baixar

san-agustin-colombia-2

Sítios arqueológicos na Colômbia

Sítios arqueológicos na Colômbia

Brasiliense, turismóloga, blogueira, mulher medicina, admiradora das brincadeiras populares e dos simbolismos étnicos. Sol e lua em sagitário, adora banana, cachoeiras, rios e mar. Não viaja sem seus óleos essenciais, não recusa um convite para dançar e acredita que o abraço cura.

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Cris! O caminho até o Parque é tranquilo? Dá pra fazer tranquilo desde Bogotá o caminho ou precisa de guia?

    • Olá Paulo, é tranquilo sim e dá para ir sem guia. Mas sem dúvida, vale mais ir com guia para entender melhor a história do lugar.

    • Olá Adrianne, San Agustín é uma vila pequena e opções de transporte são limitadas. De avião você pode pegar um voo até e Neiva é dali pegar um ônibus até San Agustin, em aproximadamente 3 horas de viagem. Saindo de ônibus, você pode fazer o mesmo trajeto do avião: Neiva > San Agustin, ou pegar um ônibus direto.

      Grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.