Tambaba: a praia naturista mais bonita do Brasil

148

A Praia de Tambaba está localizada na Costa do Conde, na parte sul do litoral paraibano, onde estão as praias mais visitadas do estado. A Costa do Conde é dividida em 7 praias, sendo duas delas da lista de praias mais bonitas do país: Coquerinho e Tambaba — localizadas a pouco mais de 35 km ao sul da capital.

Tambaba foi a primeira praia oficializada como naturista do Nordeste e é considerada o paraíso do nudismo no Brasil. E não é pra menos: com uma beleza natural única, a praia tem águas mornas, de cor esmeralda, e é cercada por falésias coloridas, corais e piscinas naturais.

Existe diferença entre naturismo e nudismo?

Não. No entanto, para que não seja relacionado o corpo nu como algo sexualizado ou erotizado, considera-se o termo naturismo como “politicamente correto”. É a intenção do desnudar-se, que nesse caso é relacionado a um estilo de vida, pois o naturismo propõe, a partir do desapego do vestir, numa total conexão com a natureza, sendo considerado uma forma de expressão de liberdade.

O naturismo é um estilo de vida que busca a conexão e harmonia do ser humano com a natureza de forma direta. Para quem pratica, ficar nu significa não colocar nenhuma barreira entre o corpo e a natureza como um todo.

Praia de Tambaba

Antes de mais nada, é importante saber que a Praia de Tambaba é divida em duas partes:

“Não-naturista” – ali os banhistas não precisam tirar a roupa e podem aproveitar a praia como qualquer outra. Porém, essa parte da praia tem uma extensão de areia bem curta. Nessa parte da praia tem opções de restaurantes que disponibilizam mesas com guarda-sóis. Durante a maré baixa, são formadas piscinas naturais, sendo um ótimo lugar para ir com crianças. É ali também que encontra-se o icônico coqueiro solitário em uma rocha, cartão postal da região.

Naturista – apenas um corredor de mata fechada e uma passarela separam as praias. A partir do momento que você atravessa o “portal”, onde contém as informações sobre a parte naturista, é necessário tirar toda a roupa. A partir dali, a extensão de praia é bem maior (e mais bonita) que do outro lado. Nessa parte, encontra-se um restaurante e uma hospedagem, que obrigatório o naturismo.

Regras para entrar na parte naturista. A partir daí não é permitido ficar de roupa.

O Decreto N. 276, de 25 de janeiro de 1991, instituiu Tambaba como Área de Preservação Ambiental, que autoriza à pratica do naturismo como norma de acesso. No mesmo ano, foi criada a ATN — Associação Tambaba Nua.

A praia é cercada por paredões de falésias com densa vegetação de mata atlântica, que preserva a privacidade dos banhistas e evita os olhares de curiosos. Antes de entrar na praia, após a placa com as regras, um funcionário passará as instruções aos visitantes.

Não é permitido, de maneira alguma, “dar uma olhadinha” para ver se você tem coragem de tirar a roupa. Caso não se sinta confortável, poderá voltar. É muito comum as pessoas chegaram até a entrada e desistirem. Porém, se eu puder te dar um conselho: permita-se!

  • Não precisa pagar, o acesso é gratuito.

 

Qual é a melhor época?

Na baixa estação — de março a junho e de agosto a novembro — a praia fica bem vazia.

Na alta temporada — julho e de dezembro a fevereiro — chega a receber mais de 200 pessoas por dia.

Tambaba oferece uma estrutura com restaurante e uma pousada que dispõe de chalés com vista para o mar. Antigamente, os funcionários também ficavam nus, mas por uma norma da vigilância sanitária permitiu que apenas eles podem ficar vestidos.

Mulher sozinha em Tambaba. É seguro?

Minha sugestão é que mulheres sozinhas visitem a praia de Tambaba nos fins de semana e feriados, quando o movimento é maior e a fiscalização é mais rigorosa. Visitamos Tambaba no meio da semana (quando não tem fiscalização), bem no início da manhã, e a única pessoa no local era um homem — sozinho. Se eu estivesse desacompanhada, não me sentiria segura ou à vontade de ficar na praia apenas eu e ele. São poucos os relatos de mulheres que passaram por uma situação constrangedora, mas existem. No entanto, é importante destacar que elas foram importunadas por homens que não são naturistas e infelizmente entram por outra parte da praia.

O que fazer no caso de uma ereção?

Não é comum e, na verdade, não deveria nem acontecer, visto que os locais naturistas são ambientes familiares e a proposta do nu é estar em contato com a natureza, livre. Caso ocorra, reflita seus pensamentos e intenções ali. Para não constranger outras pessoas, tente resolver a situação o mais rápido possível, indo para a água ou procurando uma forma de cobrir-se.

Campeonato de surf naturista

Tambaba Open de Surf Naturista foi criado em 2008 e a obrigação de ficar pelado também se aplica aos competidores, juízes e imprensa. A última edição, contou com mais de 40 atletas inscritos, divididos em três tipos de categorias. Fora o nu, as regras e pontuações são as mesma aplicadas em campeonatos nacionais.

Foto: Yuri Facioli

Normas de acesso da praia de Tambaba

  • Mulheres podem entrar desacompanhas.
    .
  • Homens desacompanhados não podem entrar.
    .
  • Cada casal pode levar um convidado do sexo masculino.
    .
  • Menor de idade só entra acompanhado dos pais.
    .
  • Não é permitido tirar fotos de outras pessoas sem autorização.
    .
  • O nudismo é obrigatório.
Brasiliense, turismóloga, blogueira, mulher medicina, admiradora das brincadeiras populares e dos simbolismos étnicos. Sol e lua em sagitário, adora banana, cachoeiras, rios e mar. Não viaja sem seus óleos essenciais, não recusa um convite para dançar e acredita que o abraço cura.

148 COMENTÁRIOS

  1. Cris, gostaria de passar dois dias e conhecer bem a praia, onde posso me hospedar baratinho. Abçs Carla.

  2. Ridículo essas normas,sou homem e não gostaria de levar uma amiga para a praia pois não me sinto confortável com mulher conhecida me vendo pelado, estou solteiro e levaria um amigo pra conversarmos ,mais não poderiamos??cade os direitos iguais?? Homem tb merece respeito ,não só as mulheres ,vejo isso como preconceito,fim!

  3. O fato de homem só poder entrar acompanhado, entendo um pouco de discriminação, face a igualdade de direitos. Se o homem entrando só e vier se comportar de forma inadequada, seria convidado se retirar, isso ocorre em clubes ou outros locais públicos, onde a ordem e respeito é pra serem cumpridos. Lembrando quando alguém tenta ingressar só com objetivo maldoso, logo é perceptível, assim sendo não permitir pessoas dessa índole.

  4. Vi muitas pessoas (maioria homens) reclamando que a praia é pública. Ora, ao lado tem uma praia belíssima para quem está sozinho. No BR podemos nos dar ao luxo de ter algumas praias só para naturistas. Temos milhares. Nunca fui porque minha mulher não topa mas acho que a sensação de liberdade deve ser muito boa e com organização e regras rígidas, melhor ainda.

  5. Todos ; praia Naturista ai en Tambaba é como se force privada nao entendo aqui na europa e en outros paises do mumdo é livre so ai ten essa mais enfin agente ai aceita isso nao deveria esistir a praia é pulblica toda a gente deveria ter asseço sen descriminaçao de ser solteiro ou nao muilher pode homen Não Por que ?

  6. cris marques

    mais uma pergunta,como e que vcs tem ate uma pousada que permite casais guays e nao permite o acesso a praia?

    • Olá Ivan, você deve procurar a administração da praia para esclarecer essas dúvidas. Sou blogueira de viagem, fui até lá e compartilhei com vocês as informações que achei pertinentes.

      Grande abraço!

  7. Eu não entendo esse preconceito com o homem, eles pensam que todos tem malícia na mente e a mulher não, é lamentável. Felizmente existe outras praias que não existe essa regra ridícula.

    • Infelizmente por causa dos pecadores os inocentes pagam , tem homens que quando entram sozinhos não sabem se comportar faltam com o respeito com as pessoas , ai tem que ter essas regras.

  8. Oi Cris,

    Sou estrangeiro ..estarei viajando sozinho nessa região em novembro. Tenho vontade visitar tambaba…mas, sozinho não tem jeito eu entrar né? Então, não vale a pena eu visitar? I liked your report..thanks 🙂

    • Olá David, sozinho não tem como entrar em Tambaba, de jeito nenhum. Se não for para entrar na parte naturista não vale a pena ir, pois a parte mais bonita é daquele lado.

      Abraços!

    • Ola David blz ai eu estive la nessa praia ano passado com minha namorada vivo en london e vou de feria en novembro e volto en dezembro , sim voce pode entrar sozinho sim mais nessecita a carteirinha de Naturista vc faz a cartrira de Natutista ai vc pode entrar srm pobrema vale apena nao desiste é muinto linda a praia con a cartririnha vc tamben pode ficar hospedado na pousada la dendro da praia voltarei la en novembro e dezembro

    • Oi, jovem, você ainda tem planos de conhecer em Tambaba em Novembro? Justamente eu estou me organizando com amigos e amigas para irmos todos juntos ter tal experiência. Deve ser única na vida, imagina. Se ainda tiver interesse e ainda não tiver companhia, é só entrar em contato comigo por e-mail.

  9. oi cris eu tó querendo ir ai com minha esposa me tira uma duvida se eu fica exitado como eu faço pra disfarçar?

  10. Vou a joão pessoa em julho, quero saber se posso acampar na praia ou terei que ficar na pousada da praia de Tambaba? E o que posso levar alem da minha toalha de banho e onde deixo as minhas roupas?

  11. Prezados, pretendo praticar naturismo. Estou em João Pessoa, quero conhecer Tambaba, me digam se posso levar uma toalha para deitar na areia, chapéu para proteger do sol, frutas para comer e claro, meu saquinho para colocar o lixo.
    Grato,
    Alex

    • Sobre casais homoafetivos. Fui algumas vezes com meu companheiro e não há nenhuma restrição para casais homoafetivos, podem barrar por não saberem que se trata de um casal, cabendo ao mesmo informar ao funcionário. Dica: naturismo não é fantasia sexual. Para mim naturismo é liberdade, é contato com a natureza, é respeitar os outros, é quebrar o tabu de relacionar nudez com sexualidade, é estar de bem consigo mesmo, independente do que os outros vão pensar. Se você pensa de maneira semelhante vá, é uma experiência única. Se não for com essa mentalidade, é melhor não ir, você não se sentirá bem e não vai experimentar o que de fato é o naturismo.

  12. Oi cris, eu e meu filho Pietro praticamos o naturismo desde quando ele tinha 4 anos, e queria saber se ele pode ir comigo porque sou solteira e ele tem onze anos porque eu adoro muito o naturismo e nós adoramos ficar pelados.

    • Ixi Esther, não vou saber te informar… =( Mas ó, se você buscar no Google vai achar o telefone da administração, eles são as melhores pessoas para responder essa pergunta. Boa sorte!
      Grande abraço!

      • Sem problemas Cris. Muitas crianças aproveitam já que o ambiente é muito familiar mesmo. De qualquer forma, é bom contactar alguém da administração ou mesmo da pousada para verificar se é necessário apresentar algum documento comprovando ser seu filho.

  13. Olá Cris
    Vi a afirmação de que em Tambaba não entra homens desacompanhados. Assim como alguns já se manifestaram, acho isso um absurdo. É claro que alguns abusos devem ser banidos. Mas não acho legal a proibição, já que a Constituição Brasileira nos garante o direito de ir e vir.
    Frequento algumas praias naturistas no Brasil e nunca fui barrado em nenhuma. São elas: Massarandupió (BA), Abricó (RJ), Pinho e Galhetas (SC). Acho que o comportamento de cada um é que vai balizar a sua permanência ou não no local.

    • Olá Guga, também não entendo muito o motivo dessa regra tão severa. No entanto, como essa é a regra do lugar minha função é repassar a informação para vocês. Grande abraço!

      • Muito bom dia, eu gosto de praticar o naturismo, e sou paraibano e solteiro, mas sempre que quero praticar o naturismo tenho que procurar outros lugares que aceitem homens desacompanhados. Atualmente frequento uma praia em Búzios, onde homens e mulheres podem entrar desacompanhados.
        bom acho que essa regra deveria mudar.

        • Olá Josinaldo, pois é… cada lugar tem uma regra diferente. Uma pena que acaba prejudicando quem vai sozinho, né? Sugiro que você entre em contato com a organização da Praia de Tambaba e envie essa sugestão. =)

          Grande abraço!

  14. Bom Dia, sou estudante de engenharia de materiais na UFPB, sou naturista é lugar muito lindo com muitas pessoas educadas os dirigentes são pessoas boa eu recomendo este local seve para vc ver com a vida é magica e que a liberdade a filosofia de vida é maravilhosa eu não me vejo sem ir a minha praia tambaba seu organisadoures sao pessoas muito boa estao de parabens!

  15. foi eu e minha esposa, nao tem nada de melhor q a natureza , o pessoal la e respeitador, praia limpinha, vamos voltar em breve, abçs

  16. Qual são as pousadas naturistas de tambaba? Pq pela internet só consegui visualizar uma e para o mês de julho de 2015 está lotada e eu e minha namorada só podemos ir neste mês .

  17. Gostaria de ir com meu filho de 25 anos no feriadão de Corpus Cristi até Tambaba aproveitando uma viagem para Campina. Há alguma restrição para a nossa entrada na parte onde se pratica o naturismo? Somos de Belém, Pará

    • Olá Anastacio, será necessário comprovar que ele é seu filho (RG, simples). Caso contrário, a regra é clara: homens acompanhados de mulheres ou casais homossexuais.

  18. Cris Marques,eu também tenho muita vontade de conhecer a praia de Tambaba,mas uma coisa eu te pergunto:Na praia do pinho o homem só entra se for acompanhado de uma mulher ou a praia do pinho é bem diferente da praia de Tambaba,mesmo que eu também vou pra praia do pinho para curtir a natureza?E também,eu não tenho namorada,mas se eu tiver uma amiga em João Pessoa,não tem nada eu andar acompanhando dela assim mesmo na praia de Tambaba não né?

      • Hi Cris boa tarde en primeiro parabéns pelo blog adorei ver vc pulando de bang jump ne africa do sul eu adoro augo parecido como pular de paraqueda parabéns ; quanto a seu comentario sobre homen sozinho eles poden entrar sin na praia de tambaba , Mais deve apreaentar uma carteirinha de naturista eu Moro aqui em london e fiz aqui a minha mais ai no brazil nao sei quen estiver enteressado procura um orgon ai e se informa como fazer a carteira de Naturista ai sim ele ja nao pode ser barrado bjs .

  19. Boa Noite
    Gostaria de saber se na praia tem alguma estrutura como cadeiras, local para tomar algo , poderia me informar, pois irei para lá em Janeiro de 2016, e se puder me indicar outras praias agradeço.

  20. Cara eu acho o maior barato curtir uma praia de naturistas é o meu sonho mais as condições não favore mais quem sabe um dia eu consiga desfrutar desta natureza chamada de NATURISTAS.

  21. Tenho um companheiro à dez anos, gostaria de saber se essa restrição masculina se aplica à nós também. Estaremos em João Pessoa em abril de 2015. Beijo .

    • Olá Emerson, você pode confirmar na administração da praia essas regras para os homossexuais? Uns amigos gays me disseram que não tem problema…
      Aqui os contatos: (83) 4141-2617 (fixo)
      (83) 9992-8862 (tim)
      (83) 96575624 (tim)
      (83) 9162-6582 (claro)
      Grande abraço!

  22. No meu caso nao é um comentario e sim uma pergunta gostaria de saber se visitar esta praia com meu companheiro que vivo com ele a 16 anos e hoje ja somos casados e como li acima que so pode entrar homens acompanhados de uma mulher no nosso casso nao queremos uma mulher ao nosso lado para conhecermos esse lugar. pois estivemos na Praia do Pinho em Floripa que também é um belissima praia de nudismo e pudemos visitar sem essa exigencia de mulher ao lado. Espero uma resposta.

    • Olá Rui, você pode ir com seu companheiro. Na entrada o pessoal vai pedir para você dar um pega no seu boymagia e pronto, estão liberados. É serio! hehe

      Grande abraço!

  23. Ola Cris. Gostaria de saber se em Tambaba exite vila de moradores que adotaram esse estilo de vida?
    Muito bom seu artigo.

  24. Ainda existe essa proibição de homem entrar sozinho ou já pode?
    Morro de vontade de conhecer, mas não tenho com quem ir.

    Abraços.

      • Lembrando que essa regra é ilegal. O acesso a qualquer praia brasileira é livre, basta uma pequena ação judicial e o problema estará resolvido (apenas para aquele que impetrar a ação). Abraço.

        • Olá Júlio, o pouco que sei é que existe sim uma lei que regulamenta o naturismo no Brasil, e essa legislação prevê normas e regras, principalmente para inibir abusos de qualquer natureza. Como não sou praticante do naturismo e fui apenas para conhecer para conhecer a praia, as informações postadas foram repassadas por funcionários da praia. No entanto, sei que Tambaba está assegurada na lei e regulamento do Decreto N. 276, de 25 de Janeiro de 1991, que inclui normas e regras legais.

          Bom, não sou profunda conhecedora das leis de naturismo. Aproveito para deixar o espaço aberto, principalmente para os praticantes de naturismo, para complementar ou corrigir essa informação.

          Agradeço por trazer essa questão!

          Grande abraço,

          • Oi, Cris!!! Também não sou praticante do naturismo (nem pretendo nos próximos 50 anos), apenas gosto de ver as leis serem cumpridas… Alguns naturistas acham que são donos de algumas praias e sempre vejo comentários sobre leis a respeito, lembrando que cada localidade tem autonomia para determinar se uma praia é ou não “naturista”, não existe uma lei federal que regulamente isso (seria um absurdo se existisse né??). O que posso te garantir é que não se pode proibir ninguém de entrar nas praias, caso exista alguma lei, em alguma praia que diga isso, eu gostaria muito que alguém me mostrasse. Parabéns pelo blog!!!

  25. Olá , adoro o seu blog !!
    Queria saber se tem mais algumas dicas sobre JOão Pessoa .. quantos dias foram necessários pra conhecer os locais mais atrativos?
    Pretendo ano que vem fazer uma viagem com meus pais do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte , e me colocaram nessa missão de fazer os roteiros !

    Att ,

    • Olá Rayane,
      fiquei apenas 5 dias e achei mais que suficiente. As praias da cidade não são bonitas e te recomendo ir nessas mais afastadas. Outra atração que me decepcionou foi o centro histórico, achei tudo muito abandonado e feio. No centro tb é necessário ficar atenta pq não é um lugar dos mais seguros. Também não gostei do Bolero de Ravel de Jurandy do Sax, na Praia do Jacaré. Sendo bem sincera, achei tudo muito turístico e quem não paga para ouvir de um restaurante não curte tanto… Agora falando das coisas que gostei: Tambamba e piscinas naturais de Picãozinho. Vale a pena conhcer! Sem dúvidas João Pessoa tem lugares lindos e interessantes, mas quando passei por lá faltou paixão entre nós dois. hehehe

      Boa sorte com o roteiro.

      Grande abraço,
      Cris

  26. Ola Cris
    Gostei das suas informações, quem sabe um dia eu possa conhecer Tambaba, todo o tipo de publicação, referente a naturismo , igual a sua com muita qualidade e sem malicia. servem para eu convencer minha esposa a um dia visitarmos um ambiente naturista.
    Nossa pergunta é. você não ficou timida, estando nua na frente de seu irmão, o pra vocês isso já e normal.
    um grande abraço

    • Olá Thiago, meu irmão quase morreu de vergonha. Não tirou a canga de perto dele enquanto não sai de perto. hahhaha Teve uma hora que afastei para tirar umas fotos da praia e ele foi pro mar, quando viu que eu estava voltando saiu correndo para pegar a canga e se arrumar para sair da praia. rsrs
      Grande abraço,

  27. Ola!!! havia tempos que queria experimentar a nudez sem está relacionado ao sexo,e após ler seus relatos,coloquei a vontade em prática,e fui!!!Estava bem tranquila,um dia um tanto nublado,poucas pessoas,na paz;minha experiência foi de 0 a 100 em minutos,um misto de ta fazendo algo proibido,talvez por não ser rotineiro,com a vergonha,enfim,mais matei minha curiosidade; é bacana ter uma relação intensa com a natureza,sem restrições,tomar banho de mar sem roupa foi o ponto máximo;porém as normas que li,na prática pelo menos no dia que eu fui diferem um pouco,pois vi pessoas de blusa,outros enrolados na toalha,mulheres vestidas da cintura pra baixo,vi entrando dois homens,bom mais fora isso foi uma experiência e tanto.Obrigada pela sua experiência relatada pois me ajudou muito.! abraço.

  28. Olá Cris!
    antes de td,parabéns pela postagem,e me tire uma dúvida.
    seu irmão tava com a mão na frente pq estava excitado?
    rsrsrs
    e ele ficou excitado em algum momento lá?
    achei ele gatinho,da próxima vez vou com vcs viu?
    kkkkkk
    valeu pela atenção.
    bj!!!

    • Olá Renata, ele colocou a mão na frente (assim como eu tb) porque estávamos tirando uma foto para colocar no blog. rsrs Ele não ficou excitado em nenhum momento. A nudez é tão natural quando estar vestido e, não é visto com pudor, tabu ou obsessão sexual. As pessoas que vão a praias naturalistas não estão ali para satisfazer suas fantasias sexuais. Se algum homem fica excitado, por exemplo, é recomendado que relaxe “os ânimos” no mar. Desde que não use sua excitação de forma ofensiva e constrangedora ele poderá continuar na praia. A filosofia naturalista preza pelo respeito ao próximo. 😉

      Bjooo

    • se ficar excitado em tambaba vc é convidado(a) a se retirar…olha sou pessoense e me sinto mais respeitada em tambaba do que tambaú ou qualquer outra praia “tradicional”

  29. Olá cris! Vou tirar umas férias para conhecer João Pessoa. E irei até Conde conher Tambaba, com certeza. Abraço, Antonio.

  30. Gostaria de saber se casal gay pode acessara praia, ou tem que estar acompanhado de uma mulher mesmo assim?

    Obrigado.

      • Oi Cris, Você disse nos comentários acima que se o casal gay “der uns pegas”, poderiam entrar na praia e nesse vc diz que não. Existe ou não essa “regra” para os casais gays entrarem na praia?

        • Oi Raphael, quem ma falou isso foi um amigo gay, mas na dúvida é melhor ligar na administração para confirmar:
          (83) 4141-2617 (fixo)
          (83) 9992-8862 (tim)
          (83) 96575624 (tim)
          (83) 9162-6582 (claro)

          Grande abraço!

  31. Como existem restrições para entrar em Tambaba, e estou indo com um amigo podemos pedir uma mulher ou um casal para entrarmos com eles e la dentro cada um ir para seu canto. Mas se virem dois homens passeando pela praia isto é restrito? Obrigado.

    • Márcio, fui como visitante e não sei exatamente como é o funcionamento das normas internas de Tambaba. Pelo que vi, ACHO que não teria problema. Quando estive lá, um senhor desacompanhado pediu que eu entrasse com ele. Já na praia, cada um foi para seu canto. 😉

  32. Bom dia .
    Somos um casal de Portugal que adora naturismo, já fazemos à 5 anos, vamos estar de férias no início de Junho , estava-mós a pensar em ir uns dias até ao Brasil, e conhecer uma praia naturista, visto que e uma altura baixa ,queria-mós saber qual a zona do Brasil que podemos ir, visto que não queria-mós ir a uma praia e não estar ninguém .
    Obrigada a todos

  33. Por favor estou indo neste mês em joão pessoa com um amigo a turismo. Gostaríamos muito de conhecer a praia naturista de tambaba. Como existem algumas regras que que homem so entra acompanhado de outro casal ou mulher . Como faremos para entrar?

    • Olá Márcio, nem todas as praias naturistas tem essa restrição, como é o caso da Abricó no Rio de Janeiro e Olho de Boi em Búzios. Na praia de Tambaba proíbe homens desacompanhados na praia, infelizmente, não tem alternativa. Grande abraço!

    • Vou em maio, quero conhecer todas praias, como e o tempo nesta época? E perigoso ir a Tambada, pois você disse que e quase deserta.

      • Olá Adilson, as praias de naturismo que já visitei geralmente não ficam lotadas e, na baixa temporada ficam mais vazias ainda. No entanto, a maioria das praias naturalistas (que eu saiba) tem uma portaria de acesso e fiscalização para segurança e controle.

  34. Estou viajando com um amigo e pretendo conhecer a praia de Tambaba. Como fazer se não conhecemos nenhuma mulher em João Pessoa para nos acompanhar?

    • Olá Lincoln, são as regras de acesso. Se não estiver acompanhado de uma mulher ou um casal (homem/mulher) não poderá entrar. O que vocês podem fazer, é na hora conversar com um casal ou uma mulher desacompanhada e pedir para entrar com eles. Aconteceu isso comigo quando estive lá. Um senhor estrangeiro foi sozinho e não sabia dessa limitação, aí me pediu para acompanha-lo. Depois que entramos, cada um foi para seu canto e foi de boa.

  35. ESTIVE EM TAMBABA E GOSTEI MUITO, SOU DA IMPRENSA GOSTARIA DE SABER,SE DEVO FAZER UM CREDENCIAMENTO PARA FAZER UMA MATÉRIA QUANDO EU VOLTAR, UM ABRAÇO A TODOS

    • Olá Edgar, no blog eu compartilho os lugares que conheci e gostei. Infelizmente não sei te informar a respeito do credenciamento. Sugiro que entre em contato com a Secretária de Turismo local para obter maiores informações.
      Grande abraço!

  36. sou separado,gostaria de conhecer está praia naturismo,se alguem quizer uma compania pra viajar pra lá,pode me convidar a gente combina a data.

    • Olá Marcos,
      Te indico buscar uma companhia para viajar em grupos e fóruns específicos. Não saberia te indicar algum, mas sei que eles existem e alguns funcionam super bem. Boa sorte! 😉
      Grande abraço!!!

  37. Obrigado! por divulgar o meu elogio as praias da região de CONDE na Paraíba. É realmente impressionante a beleza destas praias, em sumo de toda essa região. Obrigado! Parabéns!!! Antonio.

    • Olá Antônio, são tantas belezas naturais nesse nosso Brasil, cada região com sua peculiaridade. Agradeço seus comentários e volte sempre no blog.
      Grande abraço!

      • Oi Cris! Obrigado, por está sempre lembrando de mim. Sempre que tiver novidades me envie.Obrigado! Antonio.

  38. Eu fui recentemente com minha namorada a Tambaba. Ficamos impressionados com a beleza do lugar. Falésias belíssimas, mar de água cristalina contrasta com as cores dos rochedos caprichosamente esculpidos pela natureza. Além disso,a sensação que se tem quando se toma um banho de mar livre de qualquer pedaço de pano é indescritível! Recomendamos Tambaba a todo(a)s. O lugar faz bem ao corpo e espírito. Não deixem de conferir.

  39. Gostaria muito de conhecer essas maravilhas naturais de Tambaba, espero conhecer em breve, sou um admirador do naturalismo. Pretendo conhecer Conde e tenho ideais de morar na cidade de CONDE na Paraiba, pois acho uma cidade muito tranquila. Antonio, da cidade de Guarulhos São Paulo. Obrigado!!!

    • Sempre tive curiosidade em conhecer praias naTuristas, em especial Tambaba. Fui junto com meu marido e confesso que fiquei mto mais encantada que imaginei.
      Além do local ser naturalmente belo, conheci pessoas incríveis: discretas, respeitosas e educadas. O peso da roupa é o peso dos valores impostos por uma sociedade. Qdo todos estão despidos, percebemos o qto somos iguais e humanos! Meu marido e eu voltaremos sempre que pudermos. Td belíssimo!

      • Cilene, a maioria têm preconceitos com as praias naturistas, mas não fazem ideia que esses ambientes são super respeitosos e acolhedor. Me senti muito à vontade e também conheci pessoas incríveis quando visitei Tambaba.

  40. Boa tarde pessoal,
    eu sou de Natal/RN e sempre tive muita vontade de ir a uma praia de nudismo, pois sinto que me encontro verdadeiramente quando estou sem roupas, sem este mercantilismo que classifica as pessoas por marcas. Aqui em minha cidade infelizmente não tem, as vezes, tento fazer em uma área reservada, contudo, tem os perigos da lei. Como estou de férias agora em janeiro, resolvi ir com um amigo para conhecer a cidade de João Pessoa e pensei em conhecer esta praia, mas infelizmente vi que de acordo com as políticas um homem sozinho não pode entrar, quando mais dois. Mas fico feliz em saber que a pratica desta filosofia tem seus adeptos, com respeito, principalmente a natureza. Abraço. Felicidades. E ótimo 2014 para todos!

    • Olá Valdemar, é exatamente esse o pensamento do naturismo. Ficar livre das interferências externas que nos distanciam do modo natural de vida. Tente levar uma amiga com vocês, mas não deixem de conhecer essa praia linda! Vale a pena. Grande abraço!

      • Saem ônibus diariamente da rodoviária até a praia de Tambaba. Você pode se informar melhor dos horários no próprio hotel. Em Tambaú eles disponibilizam diversos serviços como aluguel de carro e agência de turismo.
        Grande abraço!!!

    • Olá Roger,

      vc não vai ser expulso se ficar excitado e sim, se usar sua excitação de forma ofensiva e constranger as pessoas.

      Entenda que o naturismo é uma filosofia de vida muito além de questões sexuais. Geralmente quem procura esses ambientes não está preocupado em ver pessoas peladas para satisfazer fantasias sexuais individuais ou acha que nudez é perversão. A nudez é vista como algo natural (que é).

      Caso aconteça, sugiro que recolha-se, tome uma ducha, vá até o mar e mude seu pensamento. Assim como você controla sua cabeça, também pode controlar seu corpo. Bom, a não ser que seja um pré-adolescente na flor do ápice hormonal ou um maníaco sexual. rsrs

      Naturismo não é uma grande sacanagem sexual e sim um movimento que prioriza o respeito com o próximo e o meio ambiente.

      Grande abraço!

    • Olá David,
      Meu irmão tb ficou morrendo de vergonha, mas depois relaxou. É tão natural que vc até esquece que está pelado. rsrs Vale a pena viver essa experiência! 😉
      Grande abraço!

    • Pode colocar na sua lista, vc não irá se arrepender. Ela é muito linda mesmo!

      Essa praia do Rio é onde? Pô! Tantas vezes aí e nunca soube da existência de uma praia de naturismo… Eu quero conhecer tb! rs

    • Rafael, sabe que depois da minha visita a Tambaba descobri que viveria super bem em uma comunidade naturalista. hahahah Adorei tb, quero voltar e conhecer outras. Bjooos

    • Thais, você acha mesmo que perder essa oportunidade? Jamais! hahahaha Meu irmão que no início não gostou muito da ideia, mas depois relaxou. Super recomendo a peladice. hahahaha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.