Brasília: como aproveitar o melhor do Lago Paranoá

10

Muitos não sabe mas assim como Brasília, o Lago Paranoá também foi “inventado”. O lago artificial foi criado em setembro de 1959, a contragosto de muitos que achavam ser “uma maluquice” do presidente Juscelino Kubitschek. Convenhamos, JK trouxe uma capital para o “meio do nada”, logo, criar um lago seria uma missão muito fácil pra ele.

Lago Paranoá

Os motivos pelos quais levaram JK a criar o lago é muito controversa. Alguns estudiosos dizem que foi feito para recreação e paisagismo. Outros dizem que o principal objetivo era gerar eletricidade. E tem aqueles que afirmam que o lago foi criado para amenizar a baixa umidade do ar na capital, que em época de seca se aproxima de 12%, limite da faixa de emergência. Seja qual for o motivo, a aridez do cerrado foi quebrada com as águas do Lago Paranoá que ainda embeleza a cidade. A real razão talvez nunca saberemos, mas um fato curioso é que várias pessoas alertavam o presidente de que o solo do cerrado era muito poroso para segurar a água de um lago artificial, que essa ideia seria um “tiro do pé”. E mesmo com os conselhos pessimistas, a barragem foi construída na expectativa de encher em 4 anos. Mas como tudo em Brasília tem uma pitada de misticismos e mistérios, o lago ficou pronto em menos de 1 ano. Com direito a um telegrama, do então presidente, para um dos detratores: “Encheu, viu?!”.

Encheu e trouxe com suas águas um leque de opções para os brasilienses. A qualquer hora, em vários lugares, o lago sempre acolhe seus visitantes e habitantes.

Aproveite o lago para…

…esportes aquáticos

Lago Paranoá

Com o caiaque ou Stand Up Paddle (SUP), você terá a oportunidade de conhecer pontos turísticos de Brasília, como a Ponte JK, de outras perspectivas. Além disso poderá chegar em luares como Ribeirão do Torto, um dos braços do lago que nasce no Parque Nacional de Brasília (Água Mineral).

Com ótimas condições para a prática SUP, a modalidade conquistou o coração dos brasilienses. Atualmente o lago é palco de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de SUP Race.

Em Brasília existem várias opções para alugar e/ou fazer aulas:

    • Pier da Asa Norte: diariamente de 8h30 às 18h.

…tomar sol

Lago Paranoá
Foto: Camila Lua Oliveira

Para fazer jus ao título que carrega de calangos do cerrado, os brasilienses adoram pegar um solzinho. Seja para manter o bronze ou apenas para curtir uma preguiça. No pier ou na orla do lago, é programação certa para quem quer passar o dia apenas “calangando”.

…admirar o pôr do sol

Lago Paranoá

O majestoso céu de Brasília! De admirar e suspirar. As cores e formas mudam de acordo com a estação do ano e por isso, nunca um pôr do sol é igual ao outro. Apenas contemplar o sol em um final de tarde pode parecer um ato singelo mas em Brasília é um hábito muito frequente entre seus moradores que amam o céu da capital. A combinação perfeita: o céu e o lago.

…mergulhar

lago-paranoa 12
Foto: Stéffanie Oliveira

O fundo verde escuro do lago guarda a história da construção da capital. Ao mergulhar você encontrará restos da Vila Amaury, que foi tomada pelas águas com o fechamento das comportas na década de 50. A barragem é o lugar preferido dos mergulhadores onde é possível encontrar alguns itens “fora do comum” como ônibus, kombi, cerca de fazendas, trator, e até um vaso sanitário.

Quem não for adepto do mergulho, mas ficou curioso para ver o que tem no fundo do Lago Paranoá recomendo o livro Brasília Submersa de Beto Barata. Muito interessante!

…fazer piquenique

Não tem nada melhor que juntar os amigos e curtir um final de tarde à beira do lago. Com gramadões verdes, cercado por árvores nativas do cerrado, existem vários pontos na orla do lago que proporcionam o ambiente perfeito para a confraternização. O lugar mais frequentado é a Ermida Dom Bosco.

E você, conhece o Lago Paranoá? O que gosta de fazer por lá? Comente!

Brasiliense, turismóloga, blogueira, mulher medicina, admiradora das brincadeiras populares e dos simbolismos étnicos. Sol e lua em sagitário, adora banana, cachoeiras, rios e mar. Não viaja sem seus óleos essenciais, não recusa um convite para dançar e acredita que o abraço cura.

10 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo post! Comprei um caiaque e não sei por onde começar..rsrs
    Sabe me dizer se é possível acessar o lago com equipamento próprio pelo Pontão do Lago Sul? Obrigado e abraço!

    • Olá Junior, infelizmente não vou poder te ajudar com essa informação mais técnica. Das vezes que remei no lago fui acompanhada de um amigo que já rema há muito tempo. No Pontão do Lago Sul tem um fluxo muito alto de pequenos barcos, lanchas e jet ski. Não sei se é o lugar mais seguro para acessar o lago. O que te recomendo, é entrar em contato com as empresas que cito na postagem e perguntar para os profissionais da área. Boas remadas!
      Grande abraço

    • Infelizmente o pontão não permite a saída de lá de nenhum equipamento de acesso ao lago. Você pode chegar com seu caiaque lá, mas não pode sair de lá. No final do lago norte tem uma saída da pista onde as pessoas descem jet ski, caiaques e pranchas. Também já vi pessoas descendo próximas a barragem do paranoa. Espero ter te ajudado…

  2. Cris que demais este post! Já havia lido uma matéria sobre o lago numa revista da Gol e agora fiquei com mais vontade ainda de conhecer Brasília e o lago é claro!
    Lindas fotos! Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.