Trabalhe como voluntário durante a viagem

10

Já pensou em viajar para realizar trabalho voluntário e ainda ajudar o local em projetos sociais, humanitários e preservação do meio ambiente? Seja um voluntário!

O voluntário é o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”, de acordo com as Nações Unidas

Trabalho voluntário

Trabalho Voluntário - VolunTourism-Voluntariado-e-Turismo-Trabalho-voluntario

O voluntariado é um trabalho sem remuneração ou qualquer vínculo empregatício. É uma manifestação de amor, humanidade, compaixão e solidariedade.

Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos e que requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma “profissionalização voluntária”; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.

Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.

Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos, vistos como virtudes do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade — forte herança cultural e religiosa —, reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas, são componentes vitais do engajamento.

Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.¹

Quem pode ser voluntário?

Qualquer pessoa independente do grau de escolaridade. Precisa ter boa vontade e responsabilidade.

Como fazer trabalho voluntário durante minha viagem?

Empresas de intercâmbio e agências de turismo já atendem o público que deseja viajar e trabalhar como voluntário no exterior. No entanto, esse contato pode ser feito por você, diretamente com a instituição escolhida.

  • Veja se a área de atuação está de acordo com a sua intenção de trabalho;
  • Preencha as fichas de inscrições ou mande um e-mail falando sobre seu interesse em ser voluntário e explique o motivo de ter escolhido à instituição;
  • Comprometa-se apenas com o tempo de que realmente dispõem para executar as tarefas;
  • Verifique seus custos e quanto pode gastar: oferecem acomodação? alimentação? transporte?
  • Esclareça todas as dúvidas antes de confirmar: quantas horas de trabalho? de segunda a sexta?
  • Não assuma responsabilidades que não poderá cumprir;
  • Se não der certo, não desista, tente em outra entidade;

Ao escolher trabalhar como voluntário seja cuidadoso e procure conhecer a história da instituição. As mesmas já possuem uma cultura, uma dinâmica e uma equipe que já vem desenvolvendo o trabalho há algum tempo. A inserção como voluntário soma o trabalho já realizado no local.

Onde ser voluntário?

Comece por seu bairro, sua cidade e depois busque outros lugares que possa contribuir. Há milhares de entidades que trabalham com equipes de voluntários. Quer saber mais locais onde pode ser voluntário na América do Sul? Visite www.volunteersouthamerica.net

¹ Fonte: “O Voluntário” – Mônica Corullón
Brasiliense, turismóloga, blogueira, mulher medicina, admiradora das brincadeiras populares e dos simbolismos étnicos. Sol e lua em sagitário, adora banana, cachoeiras, rios e mar. Não viaja sem seus óleos essenciais, não recusa um convite para dançar e acredita que o abraço cura.

10 COMENTÁRIOS

  1. Ola Cris. Parabéns pelo conteúdo e por este estilo de vida. Virando seu fã e leitor.
    Gostaria de saber, em respeito a este tópico, se você chegou a conhecer de perto a ONG CIWY (comunidad inti wara yassi) ???
    Obrigado
    Abs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.