Serras Gerais: melhor época, passeios, hospedagem e muitas outras dicas!

16
atualizado em maio de 2021

As Serras Gerais fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e reúne cidades do estado de Tocantins, representantes de boa parte da história desta região. Tocantins é o estado mais novo do Brasil, criado com a Constituição de 1988 e cada vez mais, vem atraindo olhares dos viajantes por suas belezas naturais e não apenas pelo Jalapão.  

Localizada no sudeste do estado, as Serras Gerais ficam a pouco mais de 500 km de Palmas. E ao contrário do que muitos pensam, não é tão “pertinho” do Jalapão; que está localizado a 200 km de distância. Tocantins está no coração do Brasil, fazendo divisa com Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás e Mato Grosso. Não à toa possui paisagens diversas e natureza muito diversificada.  

mapa-serras-gerais

ENTENDA O QUE É A SERRAS GERAIS

Por ser a maior cadeia de serras do Brasil a região é muito grande! Não é um destino como a Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina e até mesmo o Jalapão, que você chega em um lugar e ali tem algumas cidades de base onde é possível conhecer seus principais atrativos e pernoitar em um mesmo lugar. As Serras Gerais abriga 22 municípios, destes, 9 fazem parte de um “circuito” turístico: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Rio da Conceição, Pindorama, Taguatinga e Lavandeira.

No mapa abaixo você consegue ter noção das principais cidades da região. Observe que dependendo do atrativo que deseja conhecer, precisará pernoitar em cidades mais próximas desses lugares. 

COMPENSA CONHECER O JALAPÃO E AS SERRAS GERAIS NA MESMA VIAGEM?

Apesar desse combo ter se tornado muito popular, não recomendo. A distância e o tempo de estrada de terra deixam essa viagem muito cansativa. Uma opção menos pesada é emendar Serras Gerais com a Chapada dos Veadeiros, que fica mais próximo da parte sul das Serras Gerais.

Caso queira MUITO fazer os dois destinos, recomendo no mínimo 10 dias de viagem, considerando 5 dias para o Jalapão e 5 para as Serras Gerais.

Para se ter uma ideia dessas distancias, em um comparativo com a Chapada dos Veadeiros, Aurora do Tocantins (onde fica o Rio Azuis), está a apenas 205 km de Cavalcante, no Goiás. Enquanto Mateiros, uma das principais cidades no Jalapão, está a 422 km de Aurora.

Esse trajeto será feito por estrada de terra e a viagem durará bem mais do que o tempo previsto pelo Google Maps.

Até mesmo os atrativos que estão mais próximos do Jalapão, como é o caso da Lagoa do Japonês, o tempo de viagem é quase o mesmo saindo a partir da Chapada dos Veadeiros. Observe que a quilometragem é quase o dobro:

AFINAL, COMO CHEGAR NAS SERRAS GERAIS?

AVIÃO: a chegada será pelo o Aeroporto de Palmas, e deverá seguir via terrestre com um carro alugado, ônibus ou transfer para umas das cidades de base. A empresa Seriema Ecoturismo oferece transfer saindo da capital, sendo uma opção de serviço um pouco mais caro, mas uma alternativa mais rápida e cômoda.

CARRO (próprio ou alugado): dependendo do lugar que deseja conhecer será necessário contratar um guia, pois as estradas não são sinalizadas e alguns atrativos só podem ser visitados com acompanhamento de guia local.

SEM CARRO (ônibus): o melhor jeito de chegar de ônibus é saindo de Brasilia ou da Chapada dos Veadeiros para uma das principais cidades das Serras Gerais — Aurora, Dianopóles ou Natividade. No entanto, para chegar até os atrativos precisará contratar um serviço de agência ou guia com veículo próprio, pois não existe transporte interno para os atrativos.

De Palmas para Dianópolis a viagem dura pouco mais de 5 horas e 3 empresas operam no trajeto:

De Brasília para Dianópolis são cerca de 10 horas e as empresas são as mesmas que operam o trecho da Chapada dos Veadeiros:


DICA: nem sempre a pesquisa de busca pelo site aparecerá os horários de saídas.
Ligue para a empresa e verifique a disponibilidade.


 

POSSO IR POR CONTA PRÓPRIA? 

Sim. No entanto, recomendo contratar uma agência e/ou um guia para realizar os passeios. O turismo nessa região está começando a desenvolver e grande parte dos atrativos não tem sinalização para chegar, são pouco conhecidos (até mesmo por pessoas locais) e alguns estão em propriedades particulares, que a entrada é permitida apenas com guia. Em todos os lugares existem atrativos que podem ser visitados sem guia e/ou agência, como:

  • Rio Azuis, Aurora do Tocantins
  • Lagoa da Serra, Rio da Conceição
  • Lagoa do Japonês, Pindorama
  • Cachoeira do Paraíso, Natividade
  • Cachoeira do Registro, Taguatinga
  • Cachoeira Bartolomeu, Aurora do Tocantins
  • Poço do Paraíso, Aurora do Tocantins
  • entre outros…

POSSO IR COM CARRO PRÓPRIO? 

Sim. Nas Serras Gerais 80% das estradas são asfaltadas e nos trechos de terra são poucos os lugares que precisam de veículo 4X4. Não é necessário ter carro tracionado para chegar em determinadas regiões, mas se for de carro, dê preferência para carros mais altos como Duster ou Toro. Para lugares em que a condição da estrada exija veículos tracionados.

COMO ESCOLHER UMA AGÊNCIA OU GUIA?

Cada região tem sua própria agência, receptivos locais e guias. Lembrando que todas as empresas são familiares, pequenas e as pessoas que trabalham com o turismo, são em sua maioria, nativas da região e a atividade turística é uma renda complementar.

A única agência que atua com passeios em todos os municípios das Serras Gerais é a Seriema Ecoturismo. Quer fazer um roteiro completo, passando por vários atrativos? É com eles! Caso queira contratar guias para determinados passeios de regiões específicas, minha sugestão é entrar em contato diretamente com os guias ou agências locais.

Sugestão de guias e receptivos de diferentes regiões:

    • SERRAS GERAIS: Seriema Ecoturismo atua em todas as regiões. Você pode contratá-los para fazer um destino único ou um roteiro mais abrangente passando por várias cidades.
    • ALMAS: A região de Almas é conhecida pelo Cânion Encantado, Arco do Sol e pelo turismo de base comunitária na casa do Seu Davi e Dona Antônia. O receptivo local é a Cânion Ecoturismo, sendo a única empresa que atua com ancoragem e rapel nessa região. 
    • NATIVIDADE: Essa é a parte das Serras Gerais para quem gosta do Turismo Cultural/Histórico. Os roteiros incluem vivências e experiências em contato com antigas tradições da região.
    • AURORA DO TOCANTINS: Pertinho da Chapada dos Veadeiros, é um ótimo lugar para emendar uma viagem “Chapada Gerais“. A região é lindíssima, cercada por muitas cachoeiras e rios de água cristalina. Tem duas opções de agência, a Desbrava Eco Tour (Paulo) e Tiriba Ecoturismo (Wagner)

DICA: Ganhe desconto nos passeios informando que é leitor(a) do Raízes do Mundo.


serras-gerais arco do sol
Arco do Sol

É CARO IR COM AGÊNCIA?

Por não trabalharem com um fluxo de turismo massivo, todas as agências são pequenas e a maioria dos guias têm outros empregos. Quase ninguém nessa região (ainda) vive 100% do turismo. São regiões de difícil acesso e com grandes deslocamentos, por isso, os valores são mais altos. Mas é um valor justo, principalmente pelo serviço prestado e as condições que envolvem todo o turismo nessa região.

Ao contratar um serviço local você os ajuda crescer, fomenta a economia local e incentiva a preservação desses lugares, que hoje disputam espaço com o agronegócio e a pecuária. O desenvolvimento do ecoturismo nessa região é fundamental para a preservação de lugares que são verdadeiros paraísos ameaçados pela monocultura. Em 2018 o estado do Tocantins foi um dos que mais expandiu no setor do agronegócio e essa expansão, infelizmente, ameaça muitas reservas naturais da região. As poucas pessoas que estão envolvidas com o turismo no estado fazem um trabalho árduo para preservar esses lugares.

mapa-serras-gerais lagoa da serra
Lagoa da Serra

O QUE VOU ENCONTRAR NAS SERRAS GERAIS?

Cachoeiras belíssimas, mais de 50 cavernas, cânions, rios de água cristalinas e ouso dizer, paisagens que podem ser consideradas as mais bonitas do Brasil. As Serras Gerais apresenta cartões postais fora do comum, como a Cidade das Pedras, localizada próxima ao município de Almas, que são formações rochosas raras esculpidos pelas ações da natureza ao longo do tempo. 

Clique para ampliar

NATIVIDADE

A cidade histórica mais importante das Serras Gerais, possui bela arquitetura colonial iniciada no séc. XVIII com o ciclo do ouro. Hoje tem seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Museu Histórico já foi cadeia no Brasil Império. O museu também abriga o Centro de Artesanato que é especialista em filigrana portuguesa, técnica primorosa em trabalhar peças em ouro.

Natividade também têm praias fluviais, trilhas e cachoeiras. Como a Cachoeira Paraíso, com diversas quedas d’água de médio e pequeno porte com piscinas naturais de águas verde esmeralda. 

PINDORAMA

Ali encontra-se a Lagoa do Japonês que não fica no Jalapão, e sim, nas Serras Gerais, no município de Pindorama.

SERRA NEGRA (ALMAS)

Essa é a região de um dos atrativos mais bonitos e visitados das Serras Gerais, o Cânion Encantado. Com suas quatro quedas d’água que caem em um paredão de 70m de altura, pode ser visitado por uma trilha por baixo do cânion, por um mirante visto de cima ou pendurado por uma corda fazendo ancoragem. Na mesma propriedade encontra-se a Cidade das Pedras, a Cachoeira dos Pelados, Cachoeira da Capivara e Cachoeira do Portal. 

Nessa região também encontra-se o Arco do Sol, a “pedra furada” das Serras Gerais. Além disso, os Vale dos Pássaros que é a propriedade do Seu Davi e Dona Antônia, onde é possível conhecer as Cachoeiras Urubu-Rei e Cortina, que pode ser vista de cima por uma ancoragem ou por trilha. 

serras-gerais-canion
Ancoragem no Cânion Encantado

AURORA DO TOCANTINS

Possui esse nome porque o sol em Aurora nasce mais tarde, mas não é pela mudança de fuso, e sim, pelas elevações rochosas em torno da cidade que criam uma luz sem igual. É ali que vai encontrar o Rio Azuis, menor rio do Brasil com apenas 143 metros de extensão. Grandioso em sua imensidão azul, seu tamanho nada deixa a desejar para os amantes de um bom mergulho em águas cristalinas. A região também é conhecida por outros rios cristalinos, de tonalidades verde esmeralda, que você encontra na Praia do Pequizeiro, na Prainha do Puçá e no Poço do Paraíso, que ao lado, no município de Lavandeiras. Outros atrativos conhecidos são a Cachoeira do Sombra e Cachoeiras do Bacupari.

DIANÓPOLIS + RIO DA CONCEIÇÃO

Dianópolis é umas das cidades mais antigas do estado do Tocantins. A cidade foi fundada em plena corrida do ouro, foi terra de grandes aldeias indígenas como os Gueguês, Acroás e Xerentes. Por lá, poderá visitar o Vale Encantado, com o incrível portal de estalagmites e estalactites, a Cachoeira da Ré e a Fortaleza dos Guardiões. 

Rio da Conceição está localizando a 25 km de Dianópolis, e pela proximidade é possível pernoitar na cidadezinha e fazer os passeios dessas duas regiões em um combo. Ali encontra-se atrativos como Lagoa da Serra e o Mirante do Cerrado, ambos são lindos ver o nascer do sol. Tem a trilha aquática das 17 quedas, Boia Cross, Cachoeira do Brejo Limpo ou turismo de experiência com a Farinhada do Preto.

serras-gerais-fortaleza
Fortaleza dos Guardiões

TAGUATINGA

A cidade destaca-se por seus casarões coloniais, mas a vista do mirante da imponente Cachoeira do Registro é parada obrigatória. Uma pena é ela ficar dentro de uma área de PCH (Pequenas Centrais Hidroelétricas) e só pode ser apreciada de longe. 

ARRAIAS

Uma das principais atrações da cidade é a sua própria história, que nasce a partir de gigantesco garimpo, conhecido como Chapada dos Negros. Na época, foi uma cidade grande com cerca de 10 mil garimpeiros, sendo a maioria da população composta de negros. A cidade mantem a arquitetura colonial com ruas estreitas e pequenas ladeiras, ainda guarda muros de pedras e muitas lendas. Cheia de lindas planícies, cortadas por cursos d’águas.

QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR AS SERRAS GERAIS?

A melhor época para visitar as Serras Gerais é no período de seca, de abril a novembro, que garante dias de sol e muito calor. O período de chuva é de dezembro a março, mas mesmo assim, são bem esparsas. É sim possível conhecer as Serras Gerais em períodos chuvosos, o que vai mudar é a tonalidade de cor das águas, que fica bem mais turvas nessa época.

  • Maio é considerado o melhor mês para conhecer essa região, pois nessa época as cachoeiras ainda estão abundantes após o período de chuva e os dias são de muito sol. Ainda dará tempo de conhecer as cachoeiras que secam no período de estiagem, como a Cachoeira do Paraíso, em Natividade.
  • Junho e julho são os meses de água mais fria, porém é a época que elas estão mais cristalinas.
lagoa-do-japones
Lagoa do Japonês

AFINAL, EM QUAL CIDADE DEVO FICAR?

Depende. O que quer conhecer? Dependendo do que deseja visitar precisará pernoitar em mais de um lugar. No caso da região de Serra Negra (no município de Almas) as únicas opções de hospedagem são em lugares mais simples, de pessoas locais que adaptaram suas casas para receber turistas.

COMO SÃO AS HOSPEDAGENS?

Não espere nada luxuoso, todas as hospedagens nas regiões são bem simples, mas oferecem o suficiente para um pernoite confortável. Em locais com um pouco mais de estrutura, como Natividade, ainda é possível encontrar pousadas com serviços mais diferenciados com ar condicionado, TV e café da manhã mais opções.

O lugar mais rústico de hospedagem será na Serra Negra, na casa do Seu Davi (Pousada Vale dos Pássaros) ou do Cleuzimar (Cantinho do Paraíso). A Pousada Vale dos Pássaros é de madeira, enquanto a do Cantinho do Paraíso é de alvenaria. Porém, ambas não tem energia elétrica e o banho é frio. Não é possível carregar eletrônicos, pois a energia é gerada por geradores.

É uma experiência à parte estar com dessas pessoas tão simples e acolhedoras, vivenciando de perto essa vida tão genuína de muitos interiores no Brasil.

QUANTOS DIAS PRECISO PARA CONHECER TUDO?

Para conhecer os principais atrativos será necessário no mínimo 5 dias. Os roteiros mais vendidos pelas agências variam de 3 a 6 dias. No entanto, as Serras Gerais tem uma infinidade de atrativos.

Praia do Pequizeiro

O QUE NÃO POSSO DEIXAR DE LEVAR?

Leve roupas confortáveis e frescas, pois durante o dia faz muito calor. Quem tem a pele mais sensível recomendo blusas de manga comprida. Dos itens principais, não esqueça de levar também um tênis ou bota de trekking para trilhas, roupa de banho, garrafinha de água, boné/chapéu e repelente, se usar. Confira esse post com dicas do que vestir em trilhas de lugares quentes.

POSSO IR COM CRIANÇA E/OU PESSOA IDOSA?

Pela abrangência e diversidade de atrativos na região, é possível ir com crianças e idosos. Existem várias opções de locais de fácil acesso como o Rio Azuis, Lagoa da Serra, Lagoa do Japonês, boia cross (para crianças a partir de 8 anos), passeios em cidades históricas, entre outros. Verifique com a agência ou guia qual é o melhor roteiro para suas condições físicas.

serras gerais 17 travessias
Trilha aquática 17 travessias

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Não há caixa 24 horas em nenhuma das cidades das Serras Gerais. Os bancos disponíveis estão em grande parte na cidade de Dianópolis: Banco do Brasil, Santander, Caixa, Bradesco e Banco da Amazônia.
  • A operadora que pega em todas as localidades é a CLARO.
  • Há Wi-fi na maioria das hospedagens, até mesmo no Seu David que é via satélite e o acesso é limitado.
  • Leve mala flexível, de até 20 litros, você usará mais roupas de banho e trilha.
  • Leve dinheiro em espécie, muitos lugares não aceitam cartão.
serras gerais caverna
Caverna
serras gerais lagoa serra
Lagoa da Serra
serras-gerais arco do sol
Arco do Sol

Brasiliense, turismóloga, blogueira, mulher medicina, admiradora das brincadeiras populares e dos simbolismos étnicos. Sol e lua em sagitário, adora banana, cachoeiras, rios e mar. Não viaja sem seus óleos essenciais, não recusa um convite para dançar e acredita que o abraço cura.

16 COMENTÁRIOS

  1. Post muito bom!! Parabéns!! Pretendo muito em breve conhecer essa região, e todas essas dicas são muito úteis!!

  2. Olá! Ótimo post, estou pensando em ir de barreiras (comprei meu vôo para lá). Irei em novembro do próximo ano, será que é uma boa época? As cachoeiras estarão muito vazias?

    • Olá Jackson, novembro começa chover um pouco mas não tem como te garantir como estarão o volume de água das cachoeiras. Quem manda é a natureza e ela vem mudando a cada ano.

  3. Cris, muito boa suas dicas. Parabéns! Poderia me indicar a empresa que você fechou para realizar os passeios de Serras Gerais?

  4. Olá, Cris! Amei o POST! Parabéns! Qual a média de dinheiro que devo levar para uma viagem em Serras Gerais?

    • Olá Ledyane, depende de quanto tempo será seu roteiro. Mas basicamente os custos serão com alimentação e outros gastos pessoais que não estão inclusos no pacote.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.